terça-feira, 7 de outubro de 2014

Robô humanoide impressiona pelo realismo

 


A Toshiba revelou hoje um robô que impressiona pela semelhança com um humano. Chamado de Aiko Chihira, o androide tem a aparência de uma mulher jovem e é capaz de se comunicar por linguagem de sinais.

Por enquanto, o robô só consegue realizar movimentos simples, mas a empresa planeja aprimorar tecnologias em áreas de sensoriamento, síntese, reconhecimento de voz e controle robótico para tornar a máquina mais sofisticada.

O objetivo é criar um humanoide acompanhante para pessoas idosas ou com demência, capaz de se comunicar por linguagem gestual, que poderá ajudar famílias e profissionais de saúde a cuidar desses pacientes.

Como alguns robôs desenvolvidos no Japão, Aiko é alimentada por um sistema de ar servo e compressor de ar. Isso permite a suavidade dos gestos dos braços e mãos. Ao todo, são 43 atuadores nas articulações, 15 somente na cabeça, para que as expressões faciais e movimentos sejam perfeitos. O algoritmo que controla o funcionamento foi construído pela Toshiba em parceria com universidades japonesas.

Futuramente, a máquina será programada para executar também a linguagem de sinais americana (ASL). Segundo os desenvolvedores, esse é um desafio porque exige a utilização de um alfabeto.

A empresa pretende testar o robô como recepcionista ou atendente de exposições a partir do ano que vem. Confira abaixo um vídeo que mostra a máquina em ação: 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário