As eleições no Brasil têm um aspecto grandioso que não se encontra em qualquer outro lugar do mundo. Neste segundo turno, cerca de 130 milhões de eleitores foram às urnas e decidiram o futuro do país. Pouco depois das 20h, já tínhamos mais 90% das urnas apuradas, um resultado invejável para qualquer outra nação desse tamanho. Além desses números, a quantidade de interações nas redes sociais também surpreendeu.
No infográfico acima, você conferiu todos os detalhes das 24 horas do dia 26 de outubro de 2014 no Facebook, a data do segundo turno do pleito para presidente e para governador em alguns estados.
Por outro lado, em toda a campanha eleitoral deste ano, ente 06/07 e 26/10, o Brasil gerou 674,4 milhões de interações. É o evento político que mais teve comoção social na história do Facebook. A campanha por aqui gerou mais interação que as últimas eleições na Índia (227 milhões), uma nação com população cinco vezes maior que a nossa e também muito engajada em redes sociais. Só o nosso primeiro turno (346 milhões de interações) já bateu o recorde do país asiático.
O primeiro infográfico traz os resultados das interações que tratam exclusivamente da presidente reeleita Dilma Rousseff (PT) e do candidato derrotado Aécio Neves (PSDB). Para ser contada, a interação do usuário tinha que fazer uma menção clara um dos dois, em texto ou em hashtag.
No mapa a seguir, entretanto, foi contado tudo o que era referente às eleições no Brasil em todo o período de campanha e votação.
49 milhões de intrações: volume de comentários por candidato: 53,8% Dilma e 46,2% Aécio. OBS: Apesar de estar em vermelho, o ES deu vitória ao candidato do PSDB.
Dilma (estados com maior volume de comentários e uso de hashtags de apoio)
- 1) Rio Grande do Norte
- 2) Ceará
- 3) Sergipe
- 4) Pernambuco
- 5) Piauí
- 1) Santa Catarina
- 2) Mato Grosso do Sul
- 3) Mato Grosso
- 4) Goiás
- 5) São Paulo
Dados gerais
- Interações: 674,4 milhões
- Mais de 5,9 milhões de interações ao dia (6 de julho a 26 de outubro)
Demográfico por volume de interações:
- 1. Mulheres, 25-34 anos
- 2. Mulheres, 18-24 anos
- 3. Homens, 18-24 anos
- 4. Homens, 25-34 anos
- 5. Mulheres, 35-44 anos
Estados por volume de interações
- 1. São Paulo
- 2. Rio de Janeiro
- 3. Minas Gerais
- 4. Rio Grande do Sul
- 5. Paraná
Eu odiei a reeleição de Dilma mais tem gente que esta adorando.
Ta passando Fome que nada tem o Fome Zero, vai trabalhar! pra que tem o bolsa família.
Nenhum comentário:
Postar um comentário