quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Jogamos Halo: The Master Chief Collection. Que remasterizações de respeito!

Um dos hypes que alimentam os donos de Xbox One para este fim de ano é o glorioso Master Chief, principal mascote da marca Xbox e motivo de orgulho dos fãs da empresa. E não é para menos: o supersoldado ganhará uma compilação exemplar em novembro, com os quatro primeiros jogos canônicos da franquia (Halo: Combat Evolved, Halo 2, Halo 3 e Halo 4, sem contar os spin-offs) totalmente remasterizados para o Xbox One.

Em um Hands-On a portas fechadas no estande da Microsoft na BGS, o BJ sentiu um gostinho do que está por vir, e a transição gráfica está absurda. A começar pela interface, absolutamente robusta e funcional, como uma espécie de hub mesmo, em que o jogador pode escolher qual das aventuras quer seguir, alterar para o canal de Halo: Nightfall (a vindoura série baseada na franquia), curtir a bela trilha sonora e mais. Aliás, há um “botão mágico” que permite ao usuário jogar todos os quatro numa tacada, sem alternar!

As quatro aventuras sem interrupção


Infelizmente, não foi permitida a captura de qualquer foto ou filmagem do material sendo demonstrado. Mas vocês, fãs da franquia, assim como eu, vão pirar com um botãozinho do menu principal que permite ao usuário curtir os quatro Halo de uma só vez. Exatamente: você inicia a campanha do primeiro jogo e só termina ao final do quarto! Sem precisa alternar, sem confundir os saves, nada. É como se os quatro fossem um jogo só. É incrível.

Joguei uma porção generosa de Halo 2, o meu favorito da franquia. Ao meu lado estava Dennis Ries, gerente de desenvolvimento e negócios da 343 Industries, desenvolvedora que assumiu o projeto após a saída da Bungie e deu continuidade ao bom trabalho já realizado.

Transição de gerações ao alcance de um botão

Halo, para quem não conhece, é um shooter que definiu alguns paradigmas na indústria: a autorrecuperação de energia, o lançamento de granadas através de um botão (e não de uma escolha do seu arsenal) e a vastidão de mapas com um excelente design. Tudo que foi estabelecido pela série está ali, intocado, mas temperado com os requintes da nova geração.



E há que se ressaltar um aspecto importante aqui: Halo e Halo 2 são do primeiro Xbox. Ou seja, esses dois games serão remasterizados “pulando” uma geração, já que apenas o primeiro jogo ganhou uma Anniversary Edition – e agora está ainda melhor.

Ao apertar o botão “Back” no controle do Xbox One a qualquer momento da jogatina, o visual é rapidamente alternado para o aspecto antigo. E você vai estranhar muito essa transição. Alguns chamam a técnica de “perfumaria”, mas não: o que se tem aqui é um redesenho completo do que já existia. Essa opção existe justamente para que a Microsoft possa mostrar a estratosférica diferença gráfica entre os títulos antigos e as versões remasterizadas.

O detalhe é que o áudio também foi completamente retrabalhado. Ao disparar com metralhadoras usando a estética antiga, o som é abafado, opaco, com as limitações daquela época (estamos falando de uma década!). Agora, tudo está equalizado de maneira atualizada, com distribuição homogênea dos efeitos sonoros e disparos que são condizentes com os sons de qualquer shooter robusto atual. É bem divertido apertar “Back” e notar essas diferenças.

Texturização, resolução e taxa de quadros por segundo impecáveis

1080p e 60 fps. Esses já são os números oficiais em que todos os quatro jogos rodarão, sem qualquer gargalo. No teste que fiz, até mesmo quando apertei “Back” para alternar ao visual antigo, não houve qualquer sinal de lentidão. Tudo roda com fluidez, liso e de forma responsiva.


 
Oportunidade imperdível para quem não conhece a franquia

A Microsoft teve uma ótima sacada ao pensar em trazer os quatro primeiros jogos da série para aquecer os jogadores ao aguardado Halo 5: Guardians. Os donos de Xbox One têm uma oportunidade imperdível em mãos. Além disso, a empresa de Bill Gates anunciou um bundle com um Xbox One branco e The Master Chief Collection por R$ 1.999. O pacote é exclusivo do Brasil!

Halo: The Master Chief Collection será lançado em novembro exclusivamente para Xbox One.

Nenhum comentário:

Postar um comentário