quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Google e Microsoft se unem para promover ensino de programação

 
As gigantes de tecnologia já mostraram diversas vezes nos últimos anos que querem incentivar as pessoas a aprenderem a programar. Agora, Microsoft, Google, entre várias outras, lançaram uma campanha junto com a fundação Code.org para introduzir a ciência da computação a estudantes do mundo inteiro. A expectativa é atingir 100 milhões de pessoas.

As empresas promoverão o Hour of Code, campanha que tenta ensinar programação e ciência da computação por meio de um tutorial online, convidando os estudantes a tentar por uma hora.

Entre as iniciativas, estão a proposta de arrecadar com apoio do público US$ 5 milhões, que serão investidos no treinamento de professores em escolas onde ainda não existam aulas do tipo, de acordo com a Code.org. As empresas também incentivarão funcionários a apoiar o Hour of Code em dezembro com tutoriais, apoio a estudantes online e doações financeiras.

A campanha já atingiu cerca de 40 milhões de pessoas, mas os esforços foram renovados. Isso porque a intenção é atingir um público que normalmente acaba sendo excluído do mercado de tecnologia, como revelam os dados divulgados pelas companhias, que mostram que seus funcionários são majoritariamente brancos ou asiáticos e do sexo masculino. O objetivo é que outras minorias e mulheres comecem a se interessar desde cedo para equilibrar o mercado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário