quarta-feira, 22 de outubro de 2014

PhotoMath: app resolve equações para você usando a câmera do seu celular



Matemática tem a fama de ser o ponto fraco de muitos estudantes durante o período escolar, com lições e conceitos anualmente mais difíceis de serem assimilados. Em alguns casos falta empenho do aluno e em outros a habilidade do professor em explicar o processo. Visando dar uma força para todos os envolvidos, a MicroBlink desenvolveu o aplicativo PhotoMath, que, através da câmera do seu celular, analisa a conta ou equação escrita em um livro ou caderno e resolve em questão de segundos.

O app funciona em tempo real, sem que você tenha que tirar fotos para depois resolver o problema matemático. Pense em um Word Lens, mas que, em vez de traduzir textos, responde as equações mais diversas. A desenvolvedora diz que o PhotoMath foi desenvolvido para ajudar nos estudos, principalmente de quem não tem acesso a um professor ou precisa de reforço na matéria, e, realmente, esse é um uso muito nobre do programa.

Apesar disso, é fácil imaginar que o aplicativo pode ser usado para fazer rapidamente a lição de casa ou, caso o aluno consiga ser discreto o suficiente, dar aquela “colada” na prova. Geralmente os professores pedem para que a conta que deu origem ao resultado final seja mostrada, e aí que está o perigo. O PhotoMath, além de resolver em instantes frações e equações simples, também pode mostrar o passo a passo do processo.



A popularização do app pode fazer com que os estudantes tenham um recurso a mais para entender contas mais difíceis através de exemplos que eles mesmos podem escolher, focando no que se tem mais dificuldades. Mesmo assim, pais e professores provavelmente terão que ter uma atenção extra no uso do serviço e dos celulares em sala de aula.

No futuro, a MicroBlink planeja expandir a tecnologia para outros tipos de informação que precisem ser lidos e analisados. PhotoMath já está disponível na App Store e Windows Phone Store, com a versão para Android agendada para lançamento no início de 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário