terça-feira, 21 de outubro de 2014

Maior veículo elétrico do mundo é ônibus articulado para 120 passageiros




BYD Motors deu ponta pé inicial da EXPO American Public Transportation Association (APTA) 2014, em Houston com uma cerimônia de inauguração de um produto inovador para 300 convidados. A cerimônia começou com um convite aos participantes para “jogar fora os grilhões” de um sistema a combustão – e definiu que uma plataforma elétrica é” adaptável “- e torna-se mais limpa continuamente, através do uso de energia eólica renovável, água e geração de energia renovável solar, “, afirmou o vice-presidente Micheal Austin como ele desafiou o status quo daqueles que promovem combustíveis fósseis como uma alternativa limpa. “As consequências de nossas escolhas de hoje deixarão um legado ambiental e econômico que os nossos filhos vão viver, por décadas no futuro.”

Com toda sofisticação esperada em um salão do automóvel internacional, a BYD abriu a cerimônia com uma impressionante exibição de luzes, música e uma multidão de centenas querendo testemunhar o primeiro ônibus elétrico articulado dos EUA, devidamente chamado “The Lancaster”, o mesmo nome da cidade na Califórnia onde ele foi projetado e fabricado. O vice-Prefeito Marvin Crist de Lancaster proclamou: “BYD Motors é uma empresa de fabricação americana estabelecida em uma zona industrial na cidade de Lancaster – que já contratou mais de 60 norte-americanos naturais de Lancaster, Califórnia, para construir com uma tecnologia limpa, ônibus elétricos e módulos de energia.” O Lancaster eBus, quebra de paradigmas, sendo o primeiro ônibus elétrico articulado de 18,9 metros movido à bateria com uma autonomia de mais 170 quilômetros com uma carga única e a capacidade de acomodar até 120 passageiros. O Lancaster estava em desenvolvimento há quase dois anos, e é um exemplo de quão comprometida BYD é para os mercados americano de Rapid Transit. “A missão da BYD é criar tecnologias de bateria ambientalmente mais eficientes e seguras. Isso resultou na bateria BYD de Fosfato de Ferro-lítio, uma bateria à prova de fogo, totalmente reciclável, e incrivelmente inovadora com um ciclo de vida o longo, que é a fundação dos ônibus elétricos da BYD.

Estes os ônibus funcionam inteiramente à bateria com duração de até 24 horas com uma única carga, com um carregamento de 2-4 horas “, disse o vice-presidente de vendas da BYD, Brendan Riley. “Não há necessidade de construir nova capacidade de geração de energia para carregar nossos ônibus, já que durante a noite a rede é utilizada somente 40% do potencial disponível”.

No stand da BYD também estava a amostra um ônibus de 12 metros movido bateria elétrica da Antelope Valley Transit Authority (AVTA). O presidente do conselho da AVTA Norm Hickling se gabou de que o ônibus de 12 metros foi o único do salão que ” que dirigiu mais de 2400km com emissão zero, saindo de Los Angeles até a Houston para a Expo pelos seus próprios meios.” O ônibus BYD foi testado pela AVTA em agosto, período mais quente do verão Lancaster, com pleno ar condicionado funcionando e com 2382kg de sacos de areia para simular uma carga completa de passageiros. Ele afirmou ainda: “Nós dirigimos cerca de 160 km a mais do que BYD anuncia” – que tem uma autonomia de até 400km por carga, e ao todo abrangeu cerca de 1200km em 24 horas! Estamos muito impressionados com a tecnologia e qualidade da BYD “A notícia mais interessante sobre esta viagem de 2400Km para o Texas é que foi concluído com apenas “US$ 200 gastos em energia elétrica. De todos os ônibus da feira, essa foi a viagem de menor custo”

“BYD está liderando o Renascimento do Trânsito – um renascimento do transporte elétrico … mas desta vez sem quilômetros de trilhos, ou fios feios acima do veículo ou estações de carregamento”, disse o vice-presidente BYD Micheal Austin. “Se você olhar em volta no salão, há ônibus eléctricos em todos os maiores fornecedores de mobilidade urbana! Esta é uma inversão completa da Expo, há três anos atrás, nós erámos os únicos expondo um ônibus elétrico de 12 metros movido à bateria, com um longo alcance – temos o orgulho de dizer que fomos os primeiros e hoje estamos levando a mobilidade urbana a um novo patamar de novo” A Expo APTA continua até quarta – feira 15 de outubro no Centro de Convenções George R. Brown, em Houston, TX.

Sobre a BYD e o seu modelo de negócios no Brasil

Especialista em veículos elétricos e baterias recarregáveis, a BYD tem 180 mil funcionários em 13 parques industriais em todo o mundo. A BYD tem plantas industriais e escritórios nos Estados Unidos, Europa, Japão, Coréia do Sul, Índia, Taiwan, Hong Kong e São Paulo. A fábrica de ônibus elétrico de Campinas será a terceira fora da China, após a pioneira unidade na Califórnia nos EUA.

Na área de novas energias, a BYD desenvolve produtos sustentáveis e inovadores, como painéis fotovoltaicos, sistemas de armazenagem de energia, veículos híbridos e elétricos, lâmpadas e componentes de LED, entre outros produtos associados à economia verde. Nessas áreas, a BYD também figura entre as maiores produtoras mundiais de painéis solares, LED e sistemas de armazenamento de energia. E também a segunda maior produtora de componentes eletrônicos para celulares, tablets e computadores portáteis do mundo. Considerada como a marca mais inovadora da China e oitava marca mais inovadora do mundo (Bloomberg Bussiness, 2010) a BYD Auto é também o maior fabricante de ônibus elétricos no mundo, e maior montadora local de veículos da China.

Como a maior fabricante mundial de baterias recarregáveis, sua busca por criar uma bateria mais segura e sustentável gerou a revolucionária tecnologia da bateria de ferro. Essa bateria não pega fogo e pode ser reciclada por completo. Com vida útil por toda a vida dos veículos, a bateria de ferro se transformou no centro da nova tecnologia que se expandiu para carros, ônibus, caminhões e sistemas de armazenamento de energia. Atualmente, milhares de ônibus e carros elétricos já rodam pelo mundo todo.

Testes com ônibus elétricos da BYD no Brasil foram feitos em São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Palmas, Brasília e Campinas. E, segundo metodologia e programa de testes liderados pela C40 Cities & Fundação Clinton, com financiamento do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), das 16 diferentes tecnologias de ônibus avaliadas em 4 cidades da América Latina (Rio de Janeiro, São Paulo, Santiago e Bogotá), o ônibus elétrico da BYD teve o melhor desempenho dos testes, apresentando redução de 81% no consumo energético e redução de 75% no custo operacional (Fonte BID/ISSRC 2013) além de menor custo manutenção e poucas adaptações nas garagens.

O modelo de negócios adotado pela BYD para introdução dos ônibus elétricos no mercado nacional será vendê-los pelo mesmo preço do similar a diesel, com o contrato de leasing da bateria a ser pago pela economia do combustível. Modelo similar será oferecido para táxis. Sem entrada e sem pagamento pelo veículo, o taxista pagará o custo do combustível para a BYD, via contrato de leasing do veículo com bateria e energia inclusas. Assim, a Empresa espera poder viabilizar a troca de amplas frotas de veículos poluentes para veículos de emissão zero, sem aumento nos custos dos sistemas de transporte público.

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