sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Brasileiros marcam presença como palestrantes no 4º dia de TED Global



Está acontecendo no Rio de Janeiro a TED Global 2014. O evento chegou ao seu quarto dia na quinta-feira, com a presença de dois brasileiros: Vik Muniz e Naná Vasconcelos.

Vik Muniz é um artista plástico brasileiro cujas fotografias fazem parte de galerias e museus de diversos lugares do mundo. Ele ficou conhecido internacionalmente a partir dos anos 80, principalmente pelo uso de materiais inusitados em suas obras, em especial o lixo.

Muniz foi tema do documentário "Lixo extraordinário", indicado ao Oscar em 2011 e vencedor do Festival Independente de Cinema Documentário, Sundance, nos Estados Unidos.

Juvenal de Holanda Vasconcelos, mais conhecido Naná Vasconcelos, é um pernambucano de 70 anos, referência mundial em percussão, com trabalho inventivo e parcerias com outros nomes da MPB, como Milton Nascimento, e jazzistas norte-americanos, como Pat Metheny.
 
O que é a TED Global?
A TED é uma organização sem fins lucrativos dedicada à difusão de ideias (politicas, climáticas, econômicas, artísticas etc.), geralmente sob a forma de palestras curtas (18 minutos ou menos). O início foi em 1984 como uma conferência em que os assuntos eram: tecnologia, entretenimento e design. Hoje, ela abrange quase todos os tópicos em mais de 100 línguas.

Essa é a primeira vez que a TED Global é realizada no Brasil e as vagas na plateia estão bem disputadas. São apenas 1 mil pessoas, de 69 países diferentes. De acordo com a organização, os espectadores passam por uma seleção e pagam taxa de US$ 6 mil (cerca de R$ 15 mil).

Para o público geral, a TED publica em seu site de graça o vídeo de uma palestra por dia. Aos poucos, as outras apresentações serão divulgadas na web. Os assinantes do serviço pago TED Live podem assistir às apresentações ao vivo.

Caso esteja no Rio de Janeiro, você poderá conferir as palestras em tempo real graças a telões montados na Biblioteca Parque Estadual (no Centro), na Escola Politécnica da UFRJ e no Museu de Arte Contemporânea de Niterói. Confira aqui o line up da edição Rio do TED Global 2014 (em inglês). Os vídeos das apresentações podem ser vistos no site oficial da TED Global (em inglês).

Nenhum comentário:

Postar um comentário