sexta-feira, 21 de novembro de 2014

AMD anuncia oficialmente nova geração de APUs Carrizo



A AMD anunciou oficialmente sua nova geração de APU Carrizo. A informação foi confirmada nessa quarta-feira (19) por ninguém menos que John Byrne, vice-presidente da AMD Computing & Graphics Business Unity. O executivo não forneceu detalhes técnicos precisos sobre a nova série de chips – comentários audaciosos como “esta é a melhor APU já lançada e desenvolvida por nós” trataram de descrever o produto.

Mas dois esclarecimentos importantes foram feitos por Byrne. A nova geração do componente vai contar com duas variações: a Carrizo-L, destinada a "notebooks comuns", e a Carrizo, chip que deverá equipar computadores de alto desempenho e máquinas All-In-One. E as novidades que as APUs deverão revelar aos usuários não vão demorar a aparecer. Acontece que o lançamento de ambos os modelos do chip será realizado já na primeira metade de 2015.

A Carrizo, arquitetura que substitui a Kaveri, foi mencionada por um mapa de planejamento da AMD ainda em 2013. Em um relatório supostamente vazado da empresa, algumas especificações de hardware chegaram a ser listadas: suporte às memórias DDR3 e DDR4, frequências máxima de memória de 2.400 MHz, soquete FM2+ para desktops e 16 vias PCIe em versão 3.0 são alguns dos possíveis componentes das novas APUs (veja mais aqui).

Uma evolução significativa para os produtos mobile



Ainda de acordo com a apresentação que a AMD realizou hoje (20/11), as novas APUs de codinome Carrizo serão ainda mais eficientes no consumo de energia graças aos núcleos Excavator, que passaram por algumas modificações e estão prontos para os novos notebooks e aparelhos conversíveis.

Uma das evoluções significativas está na integração interna dos componentes. Agora, a APU e o southbridge estão agrupados em um mesmo componente, facilitando a comunicação e evitando desperdício de energia. Outra vantagem da Carrizo é o suporte completo ao HSA 1.0, que vai permitir delegação apropriada de tarefas e desempenho superior em algumas tarefas.



É importante ressaltar que além de mostrar desempenho superior em gráficos, as novas GPUs AMD Radeon que equiparão estes chips serão compatíveis com as tecnologias Mantle, DirectX 12 e Dual Graphics (que permite aliar o desempenho do chip interno a uma placa de vídeo dedicada).

Nenhum comentário:

Postar um comentário