segunda-feira, 24 de novembro de 2014

4 dicas de segurança para você prestar atenção durante a Black Friday


A partir desta segunda-feira (24), diversos sites nacionais e internacionais iniciam a divulgação das ofertas da Black Friday. O evento é considerado uma das principais datas para o comércio norte-americano, e, já há alguns anos, no Brasil essa tendência tem se tornado cada vez mais forte.
Por conta disso, pessoas mal-intencionadas aproveitam esse período de grande procura dos consumidores para tentar aplicar golpes. Por isso, é hora de redobrar a atenção. Listamos abaixo quatro dicas elaboradas por Thiago Claro, coordenador do curso de Tecnologia em Sistema para Internet do Centro Universitário Senac Santo Amaro, para que você não embarque em frias.

Pesquise sobre a loja

Antes de fazer uma compra em um site que você não conhece, procure saber o máximo possível sobre a empresa: é importante verificar se há reclamações sobre a loja em redes sociais e sites especializados. Outra dica é conferir a lista que o Procon-SP mantém atualizada com as lojas virtuais para serem evitadas por já terem apresentado problemas. Também procure se informar sobre as políticas de entrega e de troca da loja. Note que essas regras podem mudar em períodos de promoção, como a Black Friday.

Observe todos os detalhes da página

É importante ficar atento até mesmo a detalhes na própria página da loja, como se em algum lugar consta endereço, telefone e outras formas de contato além do email. Também vale observar a existência de alguns “selos” ou “badges” conquistados pela empresa a partir da avaliação por sistemas como o e-bit, que é baseado em pesquisas com os consumidores sobre a qualidade do site durante o processo de compra, pagamento e também depois da entrega do produto.

Desconfie do que estiver barato demais

Desconfie de ofertas muito absurdas, até mesmo para uma Black Friday, e de sites que exigem pagamento por depósito em conta bancária. Procure sites com sistemas de pagamento seguro e criptografia de dados – verifique na barra de endereços na página de pagamento se aparece https://. em vez de http, pois o https significa que se trata de um ambiente seguro, e isso implica dados criptografados.

Fique esperto

Ao criar seu cadastro na loja virtual, é muito importante não utilizar a mesma senha do seu email, de banco, cartões etc. Essa é uma dica óbvia, mas que sempre vale a pena reforçar, pois a reutilização de senhas é um hábito que parece cômodo e bastante prático, porém é extremamente perigoso e muitas pessoas ainda mantêm esse costume.

Nenhum comentário:

Postar um comentário