sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Gorilla Glass 4: novo vidro promete suportar quase todas as quedas


Entre todos os "ferimentos" que podem ser causados ao seu tablet ou smartphone, um dos piores é quando ele cai de uma altura razoável e, com o display virado para baixo, atinge uma superfície dura. Normalmente, isso faz com que a tela despedace ou apresente rachaduras tão intensas que simplesmente inutilizam o display.

O novo vidro desenvolvido pela Corning, o Gorilla Glass 4, é um grande passo para reduzir o número de telas quebradas. Segundo a fabricante, em testes realizados que reproduziam quedas de até um metro de altura, a tela permaneceu intacta em 80% das vezes. O desempenho é o dobro de "dispositivos com um vidro diferente" — uma indireta a outros compostos aluminossilicatos, que são os vidros usados nesse tipo de tecnologia e misturam alumínio, silício e oxigênio.

Só depois de muito estudo

Em outras palavras, isso não significa que você pode sair jogando o celular por aí sem cuidados. Porém, nem todo acidente com crianças ou adultos resultará em você tendo que levar o aparelho para alguma assistência técnica.

A Corning afirma que fez uma série de testes e estudos comparativos para saber quais os problemas mais comuns e como criar a resistência da tela contra o contato direto com asfalto ou concreto, por exemplo. Isso envolveu uma prova bem divertida: "derrubar centenas de dispositivos em muitas superfícies diferentes".


Outra vantagem é que esse aumento na resistência não prejudica aspectos como a claridade oferecida, que é a mesma da geração anterior.

Disponibilidade

O Gorilla Glass 4 foi anunciado nesta quinta-feira (20) e ainda não têm dispositivos confirmados com a tecnologia, mas testes com parceiras e envios de protótipos já estão em andamento. Por isso, os primeiros aparelhos com o vidro já devem sair no ano que vem — e vale lembrar que a Corning fornece a tecnologia para algumas das maiores fabricantes de eletrônicos do mundo, como Motorola, Samsung, Lenovo e LG.

Fique de olho na CES 2015, que acontece em janeiro e terá cobertura completa do TecMundo, porque algum aparelho com essa resistência com certeza estará presente por lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário