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A
ideia é muito promissora, sem dúvida alguma, e pode ser mais um passo
na revolução iniciada com a venda de jogos online (PSN, Xbox Live e nos
serviços de Streaming de PC, como o GoG e o Steam) no tocante à forma
com a indústria de videogames distribui seus jogos. Porém o que parecia
promissor pode se tornar um retrocesso. Pelo menos aqui no Brasil.Ocorre que no último dia 31 de julho, a Sony iniciou o serviço, chamado de PS Now, em fase de testes (beta) apenas para os proprietários de consoles Playstation 4 e os resultados, principalmente, para quem mora no Brasil, não foram nada animadores.
Nosso colaborador, Patrick Weiller, proprietário da loja Retro Gamers aqui de Campo Grande, teve acesso ao beta do PS Now e nos contou suas impressões. O serviço está funcionando apenas com conexão direta do cabo de rede no console. Rede wireless nem pensar, pois o console reconhece falta de largura de banda de internet e bloqueia o serviço para quem estiver utilizando a rede wi-fi.
Claramente, as limitações de qualidade da internet brasileira são sentidas durante o uso do serviço. Durante a jogatina, por diversas vezes são sentidos “delays” (atrasos entre o que o jogador aperta no controle e o comando que efetivamente chega ao jogo), pois ao clicar no controle, ao invés de ir direto para o aparelho, esse clique é enviado ao servidor, que manda de volta para o seu aparelho. “Se for um jogo que necessita de comandos rápidos, a jogabilidade fica muito prejudicada”, conta Patrick.
Além disso, pelo menos nessa fase inicial, os preços para as “locações” estão altíssimos, muitas vezes saindo mais caro do que comprar o mesmo jogo por meio digital ou até mesmo em mídia física. Por enquanto apenas jogos de Playstation 3 estão disponíveis, e por incrível que pareça, o serviço não oferece nenhum tipo de melhoria no jogo, pois apesar de se utilizar do Playstation 4 para rodar, os jogos na verdade estão rodando no servidor da Sony, composto por diversos Playstation 3.
Porém, a Sony informou que esses aparelhos são versões modificadas e até 8 vezes mais poderosas do que o hardware original do Playstation 3. Portanto, na versão final do serviço, talvez os jogos possam ser transmitidos com melhorias na parte gráfica, por exemplo.
Fica a impressão que, apesar da boa ideia que o PS Now quer implementar, a baixa qualidade da nossa internet prejudicará demais o serviço. Até mesmo nos Estados Unidos, nessa fase beta, o PS Now apresentou problemas semelhantes aos encontrados pelos brasileiros. E ainda tem a questão dos valores pedidos nos jogos, que da forma que estão, tornam um contrassenso o investimento. É esperar para ver se a Sony irá utilizar bem essa fase de testes para corrigir as falhas apresentadas.
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