Alguns
cargos na TI sempre terão sua demanda e serão essenciais para o
funcionamento deste setor. Um cargo antigo e que não dá sinais de sua
extinção é o de técnico em informática. O profissional que atua nesta
área está na linha de frente, tendo contato direto com o consumidor
final. Se você é um técnico em informática ou pretende se tornar um,
aqui vão algumas dicas:
Planeje sua carreira
Saber seu foco, o que precisa e
principalmente como fazer é fundamental. Nesta hora é preciso analisar o
mercado e saber as especializações que pode seguir, além de acompanhar
experiências profissionais próximas. Faça um plano listando o que será
necessário para ser um profissional bem sucedido e com um pouco de
organização conseguirá traçar seu percurso.
Estude o máximo possível
É sempre bom estar preparado e para
isso, estude o máximo que puder! Seja qual for a sua área dentro da
Informática, uma coisa é certa, ela sempre estará sendo atualizada! Na
mesma rapidez dos processadores, novas tecnologias surgem além das
tendências de mercado. Portanto, terá vantagem quem sair na frente. Não
pare no tempo, busque sempre as novidades! Nada pior que um profissional
de tecnologia desatualizado.
Tente sempre encontrar o seu mentor
É comum buscarmos alguém para ser nosso
‘mestre’, aquele nosso tira-dúvidas, mas este help não precisa ser
necessariamente uma pessoa. Sites e fóruns lhe ajudam bastante neste
momento. Entre os milhares de sites, liste os principais e tenha-os
sempre em mãos. Em qualquer um dos casos é preciso apenas saber filtrar
as informações, mas tome cuidado, pois nem sempre a primeira informação
acessada será a correta.
Plataforma
E aí, qual sistema operacional é melhor
para você? Como outras áreas de atuação, o sucesso está muito
relacionado com a vontade do profissional de trabalhar com o tema
escolhido e se sentir a vontade com aquilo. Desta forma, se curte Linux,
tente ser um técnico em informática especializado em Linux. Temos a
tendência de defender o nosso trabalho e caso não goste do que faz,
acabará criticando a si mesmo, perdendo credibilidade e ficando
desmotivado.
Ferramentas
Tenha sempre em mãos seu cinto de
utilidades! Indispensável: pen-drive com seus programas e uma caixa de
ferramentas(chaves, alicates, medidores, etc). Tudo dependerá de sua
área de atuação, mas alguns são quase que obrigatórios como antivírus e
software para recuperação de HD.
Quais as necessidades do cliente?
Se souber esta resposta rapidamente,
melhor será seu atendimento e conseqüentemente maior o seu
reconhecimento. Não é simples, mas entender os outros faz parte de
qualquer serviço que for executar. Um bom técnico em Informática terá
sempre que buscar o máximo de informações com o cliente. Liste o serviço
e peça para o mesmo ser validado. Garanta que seu trabalho será
executado conforme autorização, evitando assim reclamações e dores de
cabeça posteriores.
Seja ágil
Nem sempre quem espera alcança. Buscar a
solução faz você pensar. Esta é a diferença entre esperar alguém lhe
ajudar. Mesmo que não se sinta seguro, fique sempre pensando em como o
problema provavelmente será resolvido, pois quando a ajuda chegar já
estará com a idéia. E caso não seja a idéia certa, fará você fixar
melhor o que aconteceu e como deve ser tratado.
Certificações
Impossível ser um bom técnico de
Informática sem antes fazer vários cursos. Sempre que tiver oportunidade
faça algum tipo de curso lembrando que o importante é a certificação,
portanto evitar cursos online que não são reconhecidos é uma dica. Entre
o online e o presencial, sempre que possível, opte pelo segundo. Em
alguns casos o online pode atender, mas a prática e o conhecimento
ganhos com o presencial são indiscutíveis.
Se seguir estes passos, basta buscar a sua colocação no mercado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário