sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Tecnologia DSR da NVIDIA promete imagens 4K em monitores e TVs Full HD



A NVIDIA realizou na última semana, na cidade de Monterey, na California, mais uma edição do seu tradicional NVIDIA Editor’s Day, evento voltado para a imprensa internacional. As informações divulgadas estavam sob embargo até às 23h30 (horário de Brasília) desta quinta-feira.

Além das novas GPUs GeForce GTX 970 e GeForce GTX 980, a companhia revelou ainda uma nova tecnologia que estará presente nos dois novos modelos anunciados. Trata-se da Dynamic Super Resolution (DSR), uma espécie de supersampling que permitirá aos jogadores, com apenas um clique no painel GeForce Experience, otimizarem um jogo para rodar em 4K mesmo em monitores com resolução 1080p.

Com a tecnologia de altíssima resolução dinâmica (DSR) da Maxwell, os games podem ser renderizados até 4K ou outras resoluções de ponta, e então podem ser dimensionados para a resolução nativa da tela do usuário usando um filtro gaussiano de 13 toques. A imagem resultante tem qualidade muito maior do que apenas renderizar diretamente para 1080p.

Imagens renderizadas em 4K e reduzidas para 1080p

Demonstração com boas impressões


Durante o evento, a NVIDIA demonstrou à imprensa internacional alguns samples comparativos de imagem de jogos rodando com o sem o recurso ativado, que podem ser vistos em detalhes na galeria abaixo. O resultado com o DSR se destaca positivamente, com níveis menores de cintilação e suavização em contornos e itens como vegetação ou cabelos.

A vantagem deste método em relação ao Anti Aliasing comum está no fato de ele atingir todos os elementos da tela, desde texturas com transparências até os detalhes mais complexos das cenas, como grades e polígonos sobrepostos. Notem como a folhagem em Dark Souls ganha um visual muito mais limpo, muito embora a resolução da imagem final não tenha subido.






Nenhum comentário:

Postar um comentário