A bola está rolando para a nova temporada do simulador de futebol da EA Sports. O apito inicial para FIFA 15 foi nesta semana e muitos atletas de sofá já curtem os modos online e offline do game.
Mas você sabe o que realmente mudou de FIFA 14 para cá? Será que as novidades são tão significativas que obrigam você a atualizar-se e adquirir um novo título? Abaixo, você confere o que mudou, de acordo com a própria desenvolvedora.
É verdade que as mudanças não serão sentidas totalmente por quem experimentar as versões do game para PS3 e Xbox 360, por conta da engine, e os times brasileiros não estão lá, mas não é por isso que a experiência deixa de ser menos impressionante. Diversas novidades estão presentes em todas as plataformas — e aproximam ainda mais os pontapés virtuais da realidade.
Emoção e intensidade
A cara do jogo
1. Mais de 600 novas reações emocionais para o corpo e o rosto do jogador.
2. Cada um dos 22 jogadores faz uma expressão ou ação diferente em jogadas, como chutes para fora ou marcações duvidosas do juiz.
O papel da torcida
3. As torcidas estão diferentes entre si e não é só nas cores. Os cantos das arquibancadas são personalizados e existem de verdade.
4. Os estádios icônicos ficaram ainda mais parecidos com o modelo de verdade.
5. Os narradores fazem comentários sobre a reação da torcida, como falar quais são as músicas cantadas no momento.
6. Gandulas, treinadores e componentes do banco de reservas têm reações próprias que deixam você ainda mais imerso no jogo.
Inteligência sem limites
Gerenciamento do time
7. O estilo da escalação e a planilha de jogadores mudou drasticamente. Agora, você vê o posicionamento dos atletas em campo já no gerenciamento. Você pode personalizar até seis formações diferentes, dependendo do adversário e da sua vontade. Elas estarão disponíveis para os modos Carreira, Match Day (amistosos), Amistosos Online e Campeonatos.
8. Até cinco instruções de ataque e defesa podem ser aplicadas individualmente aos jogadores. Quer que o lateral avance mais ou só componha a defesa? E o matador deve ficar na banheira ou auxiliar na marcação? Tudo isso deixa FIFA 15 ainda mais nas suas mãos.
9. A sincronia de formações agora está disponível de uma forma mais clara, assim como ajuste de tarefas, como quem bate escanteios, por exemplo.
Goleiros padrão Copa
10. A inteligência artificial dos goleiros foi bastante aprimorada. Agora, eles reagem a situações diferentes em tempo real, como muda a trajetória da corrida se a bola desviar em alguém.
11. O realismo também aumentou: nem todas as bolas em que ele encostam viram defesas perfeitas, sem rebote.
12. O sistema de decisões melhorou. Se em FIFA 14 o seu goleiro tomava gols bobos de escanteio por não sair para tirar a bola de soco, agora ele saberá reagir da forma mais correta possível.
13. Atacantes também se beneficiam dos novos goleiros: o movimento mais fluído também podem deixar mais espaços entre as traves — e a inteligência artificial sabe aproveitá-los muito bem.
Uso da estratégia
14. Sabe aquela expressão "colocar um ônibus na frente do gol", usada para times retranqueiros? E "fazer cera", para gastar tempo enquanto está vencendo? Essas táticas pré-selecionadas existem no FIFA 15 e podem ser usadas tanto por você quanto por seus oponentes.
15. A inteligência artificial pode virar conservadora e não arriscar muito caso esteja vencendo — e vai parecer até que é um oponente humano.
Visual de primeira
Cara de um...
16. FIFA 15 deixa os craques ainda mais parecidos com as versões reais de cada jogador. O trabalho feito com grandes atletas é ainda mais notável.
17. Os corpos dos jogadores movem-se de forma diferente. Cristiano Ronaldo, por exemplo, é mais atlético e tem expressões de poder. Outros são "encorpados" e apostam mais na força física.
18. Os uniformes não são mais colados no corpo de cada jogador: camisa e calção funcionam individualmente e até ficam sujas em partidas chuvosas após quedas.
As arenas
19. Nos estádios, pegadas, carrinhos e pedaços de grama arrancados são visíveis.
20. As bandeirinhas de escanteio balançam de forma realista. O mesmo acontece com as traves e a rede.
21. Os painiéis publicitários de LED são animados e dão ainda mais realismo ao game.
Controle de jogador
Agilidade e domínio
22. Dribles são feitos de forma fluída, mesmo enquanto o jogador está em disparada. Craques como Messi agem igual na vida real, sempre com a bola próxima do pé para futuras jogadas.
23. A bola tem giro mais preciso, curvas acentuadas na medida certa e um "voo" correto, de acordo com a Física, durante passes, chutes e cruzamentos.
Marcação individual
24. O famoso "jogo de corpo" foi aprimorado. Duelos de ombro entre dois atletas serão constantes, várias quedas acontecem e nem sempre o mais forte prevalece, mas sim o melhor posicionado.
25. As disputas envolvem até puxões de camisa.
26. Você pode controlar a posição de seus jogadores durante a cobrança de laterais, escanteios e faltas para passes e jogadas ensaiadas.
A ideia é autenticidade
27. Em sincronia com o Goal.com, você recebe notícias de verdade dos seus times favoritos. Há resultados e classificações, além de outros dados.
28. A Barclay's Premier League, que é o Campeonato Inglês, é a liga mais completa do jogo. Mais de 200 rostos foram escaneados e até o design de tabelas e escalações é o mesmo da TV.
29. A tecnologia da linha do gol da Fifa, implementada na Copa do Mundo de 2014, estará lá para tirar todas as dúvidas e mostrar se a bola entrou ou não.
30. Mais de duas horas de gravações de cantos específicos de torcida foram gravados, sem contar reações a gols e erros.
Modos de jogo
Ultimate Team
31. As equipes conceituais permitem a você planejar uma escalação futura usando todo o catálogo disponível — perfeito para você planejar as próximas transferências.
32. O modo de Temporada de amistosos permite a você desafiar amigos em partidas personalizadas.
33. O empréstimo de atletas agora é possível e o uso pode ser restrito a certas partidas, como finais e clássicos.
34. As versões do Xbox One e Xbox 360 receberam um pacote completamente novo de lendas de todas as épocas do futebol — de Roberto Carlos a Valderrama.
35. Atributos físicos agora são bem levados em conta e você pode consultá-los individualmente. Há estamina, força e salto.
Modo carreira
36. O sistema de acompanhamento da evolução e potencial de um atleta está mais realista. Os veteranos não se aposentam tão rápido e os promissores podem melhorar mais rapidamente.
37. Os olheiros globais foram melhorados e reconhecem as fraquezas da sua tática para fornecer dicas de transferências. A busca também foi aprimorada.
38. As análises feitas durante a partida e a progressão da sua carreira são mais precisas e profundas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário