sexta-feira, 19 de setembro de 2014

MFAA: a nova arma da NVIDIA para melhorar os gráficos dos jogos



A NVIDIA realizou na última semana, na cidade de Monterey, na California, mais uma edição do seu tradicional NVIDIA Editor’s Day, evento voltado para a imprensa internacional. As informações divulgadas estavam sob embargo até às 23h30 (horário de Brasília) desta quinta-feira.

Além das novas GPUs GeForce GTX 970 e GeForce GTX 980, a companhia revelou ainda uma nova tecnologia que estará presente nos dois novos modelos anunciados. Trata-se da Dynamic Super Resolution (DSR), uma espécie de supersampling que permitirá aos jogadores, com apenas um clique, otimizarem um jogo para rodar em 4K mesmo em monitores com resolução 1080p. Para que isso seja possível, a NVIDIA desenvolveu uma técnica de supersampling batizada de MSAA (Multi-Frame Sampled Anti Aliasing, ou antisserrilhamento de amostragem multiquadros, em português).
Entendendo o MFAA

Vamos tomar um conjunto de 4 pixels como referencia para explicação do processo. Em uma situação convencional, sem o Anti Aliasing ativado, cada pixel exibe exatamente uma única cor. Itens cujos cantos sejam arredondados, por exemplo, sofrem com essa característica, uma vez que se cria uma sensação de serrilhamento nas imagens.



O que o MSAA faz é tomar grupos de 2 (2X MSAA) ou 4 (4X MSAA) pixels e tomar como amostra possíveis cores intermediárias resultantes desse processo. Assim, a transição da cor branca para a cor preta, por exemplo, pode fazer com que um pixel originalmente preto seja exibido de forma “suavizada”, como se fosse um tom de cinza.

Essa transição gradual auxilia na percepção do usuário, que vê diante de si imagens menos pixelizadas. No caso da exibição de imagens 4K em monitores 1080p, essa percepção é ainda maior, pois o nível de detalhes de uma imagem de ultra definição é consideravelmente superior aos limites da resolução Full HD.
Processamento mais rápido

Essa característica baseada no anti aliasing para escalonamento de imagem permite que a velocidade de processamento seja até 30% maior do que se comparada com as exigências de um monitor 4K. Esse conjunto de características permite que não haja queda de frame rate, sem perda significativa de qualidade de imagem.



Segundo a NVIDIA, a queda é de até 3% na qualidade de imagem em relação ao método anterior, variando para mais ou para menos de acordo com o jogo, valor pouco significativo na percepção do usuário no contexto de uma exibição em 4K.

Ainda pelas palavras da fabricante, a nova técnica de Anti Aliasing MFAA produz qualidade de imagem próxima à do 4x MSAA com o custo do 2x MSAA, graças a novos algoritmos e métodos de amostragem dos pixels. Isto significa que os games serão executados com mais rapidez mantendo altos níveis de qualidade de imagem.




Nenhum comentário:

Postar um comentário