quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Intel anuncia Curie, um computador do tamanho de um botão de camisa

No início do ano passado, na CES 2014, a Intel anunciou o Edison, um computador do tamanho de um cartão SD. A novidade foi desenvolvida para dar vida a uma série de equipamentos vestíveis, ou wearables.

Agora, no keynote de abertura da CES 2015, o CEO da Intel, Brian Krzanich, aproveitou para lançar o sucessor do Edison.

Trata-se do Curie, um módulo de computação do tamanho de um botão. O executivo surpreendeu a todos que estavam na plateia ao exibir um simples botão e revelar que aquilo era, na realidade, um computador.

O módulo é composto de uma série de elementos minúsculos que formam o menor SoC da Intel: o Quark. O módulo também é composto por um rádio Bluetooth, sensor de seis eixos, acelerômetro, giroscópio e 384k de memória flash.



A plataforma Quark foi desenvolvida para consumir pouca energia e funcionar por extensos períodos de tempo.

O Curie é uma peça importante nos planos da Intel. A empresa quer pulverizar os seus chips o máximo que puder e a tecnologia de wearables tem tudo para ser a próxima grande tendência do mercado de tecnologia.

Para isso a empresa está fornecendo kits de desenvolvimento para quando o módulo finalmente for lançado. Empresas do setor de esportes, moda, entre outras, vão poder incluir o novo microcomputador da Intel em seus produtos, atribuindo a estes uma série de funções inteligentes e conectadas sem precisar se preocupar com a complicação que é desenvolver um eletrônico como esse.

A Intel também anunciou uma série de parcerias com empresas como a Oakley - fabricante de equipamentos esportivos, principalmente óculos de sol. Quem anunciou a novidade foi o próprio presidente da Oakley, Colin Baden, que subiu ao palco e explicou como é importante ter eletrônicos minúsculos.



Segundo Baden, um óculos está no rosto das pessoas, ele define a personalidade, faz parte dela. Assim, ao criar dispositivos inteligentes é preciso garantir que os eletrônicos não estraguem o design dos produtos.

O Curie estará disponível aos desenvolvedores na segunda metade de 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário