Ainda não há data oficial para lançamento no Brasil, mas já se sabe que os aparelhos serão entregues pela gigante do e-commerce na primeira semana de setembro. As três versões têm o mesmo visual, na cor branca, medindo 1,8 cm de espessura e pesando apenas 1,5 kg. Além disso, contam com duas portas USB 3.0, uma entrada para conexão HDMI, webcam de 720p na parte frontal, Wi-Fi e Bluetooth integrados, além do processador quad-core. As especificações técnicas, no entanto, são bem diferentes de um aparelho para o outro.
O Chromebook 13 mais econômico dispõe de tela de 720p, com 2 GB de memória RAM e 16 GB de armazenamento SSD. O modelo intermediário custa US$ 299 (R$ 680, sem impostos). O seu diferencial está apenas na tela de 1920 x 1080 pixels de resolução (Full HD).
O top de linha, mais caro, sai por US$ 379 (R$ 861) no exterior e conta com o dobro dos números: 4 GB de RAM e 32 GB de memória interna. Há ainda uma quarta variação, mas que não chegará ao usuário final e é voltada exclusivamente para empresas e escolas, por US$ 329 (R$ 748), com tela de 720p, 4 GB de RAM e 16 GB de espaço de armazenamento.
Todos os novos Chromebooks possuem atualizações automáticas e a capacidade de “acordar” em apenas 10 segundos após ser colocado em modo de espera. O primeiro modelo tem uma bateria com 13 horas de duração, enquanto os outros dois funcionam até 11 horas com uma única carga. Eles também não têm ventilação interna, o que vai garantir uma performance silenciosa.
mercado de Chromebooks é de aparelhos leves, portáteis e baratos, com sistema operacional da Google. Na Amazon dos Estados Unidos, por exemplo, há 35 modelos, de diversas marcas, com preços variando entre US$ 199,99 (R$ 454) e US$ 359 (R$ 816). Eles costumam ser mais econômicos do que os aparelhos equivalentes com Windows ou Mac OS, mas têm algumas diferenças básicas, como um sistema baseado em programas da Google e o pequeno espaço de memória interna.
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