segunda-feira, 20 de outubro de 2014

"Bobby", o carro autômato da Audi, corre pista completa a 220 km/h




A Audi apresentou durante a Deutsche Tourenwagen Masters (DTM) deste ano outro conceito de carro autômato. Sob o nome de RS7, o veículo de corrida recebeu também o carinhoso apelido de Bobby. A demonstração em alta velocidade foi feita no circuito de Hockenheimring (Alemanha), onde uma volta completa na suntuosa pista foi dada.

O carro é capaz de atingir cerca de 220 km/h e de acordo com Thomas Müller, um dos responsáveis pelo desenvolvimento do projeto, “a experiência vivida por pilotos reais pode ser recriada a quem decidir dar uma volta junto de Bobby”. Ainda segundo afirma a equipe criadora do protótipo, “o carro é forçado a seu limite físico, uma vez que é pilotado de maneira muito precisa e com exatidão de centímetros”.



O modelo RS7 é equipado com um sistema capaz de monitorar a localização do carro praticamente sem latência alguma. Câmeras, GPS e também um tipo de radar acoplado na parte dianteira de Bobby são alguns dos componentes que fazem o veículo poder se guiar durante a corrida.

Em um segundo momento, o mecanismo de localização será aprimorado – o uso de aparatos ainda mais inteligentes deverão ser as futuras complementações de Bobby. “Este é um modelo seguro e que pode ser construído rapidamente. É assim que as pessoas poderão saber como é ser um corredor”,diz Müller.



Importante mencionar que o RS7 faz uso de sistemas já existentes e não se constitui, assim, como um protótipo exatamente inovador – o carro, na verdade, pode ser tido com a versão atualizada de um veículo autômato já apresentado pela Audi. “Correndo a 90% de sua capacidade, Bobby é até 2 segundos mais lento que seu modelo precedente”, esclarece a fabricante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário